Mato Grosso - Padroeiro:
São José - Biografia
José nasceu provavelmente em Belém da Judéia, no século I a.C. O pai se chamava Jacó e era o terceiro de seis irmãos. José era um jovem de muito talento e de temperamento humilde, manso e devoto. Era um carpinteiro que morava em Nazaré. Com a idade de mais ou menos 30 anos foi convocado pelos sacerdotes do templo, com outros solteiros da tribo de David, para se casar. Quando chegaram ao templo, os sacerdotes colocaram sobre cada um dos pretendentes um ramo e comunicaram que a Virgem Maria de Nazaré iria se casar com aquele em que o ramo se desenvolvesse e começasse a germinar.
As primeiras celebrações litúrgicas em honra ao Patriarca São José ocorreram entre os séculos VIII e IX na Igreja do Egito. Somente no século XII, quando foi constituída em Nazaré a primeira Igreja em sua homenagem foi oficializado o dia 19 de março como o dia de São José. A partir do século XIV, a festa começou a ser difundida no mundo católico através do Papa franciscano, Sixto IV, e em 1870 o Papa Pio IX o declarou Patrono da Igreja.
São José é tão glorioso que é o único santo celebrado em duas datas. No dia 19 de março, como esposo de Maria e em 1º de maio, Padroeiro dos Trabalhadores. Esta última data foi instituída diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de maio de 1955, na Praça São Pedro, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho dando-lhe como santo protetor São José Operário.
São José teve uma participação especial no plano de Deus. Foi acolhido para ser o Pai adotivo de nosso Salvador e a Igreja o venera com títulos importantes, e sua atuação como intercessor dos fiéis tem atraído cada vez mais o número de devotos. São José é o guardião de Jesus e da Igreja; Padroeiro da Igreja Católica; Protetor das famílias; Justo; Santíssimo; Esposo da Mãe de Deus; Chefe da Sagrada Família; Exemplo de fidelidade; Espelho de Paciência; Modelo dos operários; Esperança dos enfermos; Padroeiro dos Moribundos e de muitas igrejas e lugares do mundo, inclusive da cidade de Mato Grosso no alto sertão da Paraíba.