Padroeiro:
São Francisco de Assis
A história de São Francisco de Assis é uma história de simplicidade e resignação. Francisco nasceu na cidade de Assis na Itália, em uma rica e tradicional família de comerciantes de tecidos. Usufruía bastante de sua posição social juntamente com seus amigos.
Francisco tentou diversas profissões, inclusive a de seu pai e também o exército que combatia a favor do Papa. Quando, aos vinte anos, teve um sonho revelador: “foi chamado a trabalhar para o patrão e não para o servo”. Suas revelações não pararam por aí. Num dia de outono, no ano de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, viu a imagem de cristo ordenar: “Francisco, restaura minha casa decadente”.
Tomando a ordem ao pé da letra, Francisco vendeu todas as mercadorias de seu pai e usou o dinheiro para restaurar a igreja. O pai, indignado com ele, o deserdou.
Com a renúncia total aos bens da família, Francisco deu início a sua vida religiosa. Fez votos de pobreza, foi o introdutor do presépio (que se tornou um dos grandes símbolos do Cristianismo). Mas o seu maior legado foi o trabalho juntos aos leprosos.
Sua fé e devoção não se manifestavam apenas nos sacrifícios. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, surgiram no seu corpo às cinco chagas de Cristo, do mesmo jeito como se tivesse sido crucificado. Os estigmas de cristo foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis faleceu.
São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte. Em 1939, o papa Pio XII, lhe fez um reconhecimento oficial “ao mais italiano de todos os santos e mais santo de todos os italianos” e o proclamou padroeiro da Itália.